quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Açores - SÃO JORGE - A ilha castanha rodeada de azul por todos os lados


Clique para ampliar o mapa
A ilha de São Jorge é conhecida como a ilha castanha, pelas rochas nas pontas dos rosais.
Esta ilha situa-se no centro do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, separada da Ilha do Pico por um estreito de 15 km - o Canal de São Jorge. A ilha tem 53 km de comprimento e 8 km de largura, sendo a sua superfície total de 237,59 km² com uma população de 10 500 habitantes (2001).

Administrativamente, a ilha é constituída pelos concelhos da Calheta, com 5 freguesias, e Velas, com 6 freguesias. Possuí 3 vilas: das Velas, da Calheta e do Topo.

Vila da Calheta

Vila das Velas

A grande particularidade desta ilha são as Fajãs (termo de origem obscura que designa um terreno plano, em geral cultivável, de pequena extensão, situado à beira-mar, formado de materiais desprendidos das arribas ou por deltas lávicos resultantes da penetração no mar de escoadas de lava provenientes da vertente).

Fajãs

Economia e Produtos Regionais de São Jorge:

Fonte da Secretaria Regional da Agricultura garantiu à Lusa que no ano de 2008 foram fabricados cerca de 2350 toneladas de queijo certificado na Ilha de São Jorge, tendo sido entregues mais de 27 milhões de litros de leite nas várias cooperativas pelos 434 produtores da ilha.


Reconhecido a nível nacional e internacional, o queijo de São Jorge é considerado como “a riqueza da ilha”, sendo consumido um pouco por todo mundo, mas em especial no continente americano, na região dos Açores e em Portugal Continental.
Fonte: http://www.azoresglobal.com/canais/noticias/noticia.php?id=19235

Espécies de São Jorge (doçaria) - Doce tradicional da ilha, muito conhecido e apreciado, feito à base de erva-doce e pão torrado.

1 comentário: