sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Grupo Folclórico dos Rosais recupera bailes de roda tradicionais

Em 1991, os bailes de roda, tradicionais da ilha de São Jorge, entraram em crise. «Na altura, a tradição praticamente desapareceu», conta Gil Ávila, presidente da Casa do Povo dos Rosais, concelho de Velas. Para fazer renascer os bailes de roda, e o sentido de comunidade que neles reside, a Casa do Povo decidiu criar, em Agosto desse ano, o Grupo Folclórico dos Rosais, com base na recolha de informação feita com a ajuda das pessoas mais idosas da freguesia.

O Grupo Folclórico dos Rosais conta hoje com mais de 40 pessoas, maioritariamente entre os 14 e os 20 anos. «Mas temos pessoas entre os 3 e os 77 anos», conta Gil Ávila, acrescentando que é cada vez mais difícil arranjar rapazes para o grupo. O problema, comum aos vários grupos da ilha, surge na faixa etária dos 17 aos 25 anos. «Os jovens saem para estudar ou trabalhar fora da ilha, e quase nunca regressam», lamenta.

Os elementos do grupo apresentam-se com os trajes antigos da ilha – desde o traje domingueiro, ao fato de camponesa, agricultor, mordoma ou cavaleiro. «Ainda nos falta o sapateiro», aponta Gil Ávila. Os pares dançam ao som dos instrumentos dos tocadores – violão, violono, “viola da terra”, bandolim e cavaquinho – e da melodia da voz dos cantadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário