quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cooperativa de Artesanato de Ribeira do Nabo luta para sobreviver

A Cooperativa de Artesanato Senhora da Encarnação nasceu em 1991, em Ribeira do Nabo, concelho de Velas, na ilha de São Jorge. Os 16 sócios fundadores tinham como objectivo levar o artesanato regional mais longe, através dos bordados, tecelagem e trapologia típicos da “ilha castanha” dos Açores. A Cooperativa contou já com 10 mulheres a fabricar manualmente, ou com a ajuda dos teares, as colchas, panos e toalhas, tapetes, cachecóis, camisolas, luvas e gorros de lã. Hoje, restam três – Ilídia Matos, de 26 anos, a irmã Bernardete, de 39 anos, e Avelina Reis, de 41 anos, que acumula o cargo de presidente da Cooperativa com o de tecedeira.

Através da participação em feiras de artesanato e da presença nas prateleiras de algumas lojas de produtos regionais dos Açores, a Cooperativa tem procurado divulgar os seus produtos dentro e fora da ilha. No entanto, não conseguiu ainda colher os frutos desse esforço.

O futuro desta empresa cooperativa não é risonho. «Não vejo ninguém com vontade e capacidade para assumir o projecto», lamenta Avelina. Com a quebra nas vendas, que só em 2009 desceram para 50 por cento, e com a falta de interesse dos jovens pelo artesanato, a responsável antevê um «futuro negro» para a Cooperativa, admitindo mesmo fechar portas caso o cenário não melhore até ao final de 2010.


4 comentários:

  1. eu gostaria de partisipar da comperativa tambem

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo vosso trabalho!! Continuem firmes na confecção de bordade e tecelagem, nessa Cooperativa da Senhora da Encarnação, Ribeira do Nabo - S. Jorge Açores.

    ResponderEliminar
  3. Bonitos trabalhos. Mantenham essa Cooperativa...Mantenham essa tradição com força e persistencia. Parabéns às artesãs

    ResponderEliminar