quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Associação dos Lavradores: Lavoura é o «pilar» da economia de São Jorge


A produção de leite para o fabrico do queijo e a criação de gado bovino são duas actividades fundamentais na ilha de São Jorge. Segundo as estatísticas oficiais, só em 2009, a produção leiteira na ilha foi de 29,8 milhões de litros (mais 2,1 milhões do que ano anterior), e foram comercializados quase 10 mil animais, para consumo interno e para exportação, sobretudo para Portugal Continental. «Esta actividade terá de ser sempre o pilar da economia da ilha», sublinha Leonel Ramos, presidente da Associação dos Lavradores jorgense.

Actualmente, na ilha existem cerca de 6250 vacas leiteiras (exclusivas para a produção de leite), perto de 3000 vacas aleitantes (para a produção de carne) e 100 vacas mistas (para leite e carne). Os dados da Associação dos Lavradores indicam também que no ano passado foram exportados cerca de 6500 animais vivos, e foram abatidas na ilha 1815 cabeças, para exportação e consumo local.

No entanto, a actividade atravessa uma crise que os jorgenses não sentiam «há muitos anos», garante o responsável da Associação de Lavradores. Falta alimento para dar aos animais, devido à ausência de erva nas pastagens, que estão alagadas devido ao mau tempo que tem fustigado a ilha nos últimos meses. O Governo Regional dos Açores já criou um programa de apoio ao fornecimento de produtos fibrosos, para alimentar o gado. Até então foram adquiridas 700 toneladas desses produtos, mas «já estão quase gastas», alerta.

O envelhecimento dos lavradores é outro obstáculo à manutenção da actividade, argumenta o responsável. A Associação de Lavradores conta com perto de 250 associados, enquanto que a Associação de Jovens Lavradores tem apenas cerca de 50, números que confirmam a tendência de envelhecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário